sábado, 28 de julho de 2018

Serviços de Transcrição e Legendagem

Temos o prazer de apresentar mais dois serviços que a GranPrint Center começou a realizar: 
transcrição de áudios em português e legendagem de vídeos!

O que é Transcrição?
Em termos simples, transcrição significa (ou, pelo menos, um dos significados) textualizar na íntegra todas as informações expressas oralmente por alguém.

Nosso trabalho envolve, basicamente, digitar palavra por palavra o que é dito em um vídeo ou áudio. Esse trabalho exige tempo, atenção, capricho, cuidado e revisão. Por isso, o valor do serviço pode ser um pouco acima do que o cliente espera. Inclusive, o valor é baseado na quantidade de minutos, não na quantidade de arquivos a serem transcritos, ok? Além disso, realizamos a transcrição de vídeos ou áudios apenas em português.

A transcrição, muitas das vezes, é o primeiro passo para a legendagem.

Legendagem
Para quem quer incrementar ainda mais seu canal do Youtube, ou ainda adaptar seus vídeos para públicos bem específicos, como pessoas com deficiência auditiva, a legendagem pode ser o caminho a ser seguido.

Tal qual a transcrição, a legendagem exige tempo, atenção, capricho, cuidado, revisão e, dizemos mais, paciência. Sincronizar um texto com o que é falado envolve trabalhar muitas vezes na casa dos milissegundos. Duvida? Tente legendar um vídeo simples para ver o quão trabalhoso é! Sendo assim, como a transcrição, o valor desse serviço pode ser um pouquinho acima do que era esperado e também se baseia em minutos, não em arquivos, tá?

Veja abaixo um exemplo de um vídeo legendado por nós. Apesar de o vídeo estar em inglês, como já dissemos, transcrevemos e, acrescentando, legendamos apenas vídeos em português. Se necessário, ative a legenda em português para ver a amostra.


Conclusão
Se desejar que realizemos algum desses serviços, ou mesmo os dois, é só nos contatar por enviar uma mensagem para nosso endereço de email (clique aqui). Quando enviar sua mensagem, pedimos que nos envie o total de minutos a serem trabalhados. Teremos o prazer em te ajudar!

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Portas e Interfaces

Muito provavelmente você já ouviu falar de USB, HDMI, VGA, ETHERNET, PS/2 e por aí vai. Um usuário de PC e notebooks, por mais básico que seja, mais cedo ou mais tarde se confrontará com alguma dessas siglas. E isso é de se esperar, pois elas são abreviações de nomes das portas e interfaces que encontramos nas nossas máquinas.



Portas e Interfaces - O que são?
As portas e as interfaces que encontramos nos PCs e notebooks (bem como em outros dispositivos eletrônicos) nada mais são do que conectores que nos oferecem recursos gerais ou de forma específica. Graças a esses conectores, podemos usar HDs Externos e Pendrives, duplicar a tela do PC ou do notebook na TV, usar caixas de som, fazer o uso de joysticks, mouses, teclados e impressoras, além de permitir muitas e muitas outras coisas mais.
No decorrer dos tempos, com a evolução do mundo digital, algumas portas e interfaces muito comuns no passado se tornaram obsoletas. Na verdade, com a modernidade, há casos em que uma única porta pode desempenhar inúmeras funções. A seguir, conheceremos algumas das diversas e variadas portas e interfaces. Mas, antes de prosseguirmos, tenha em mente que este artigo não visa fornecer detalhes técnicos sobre as diferentes portas e interfaces. Ele visa apenas fazer um apanhado geral sobre esse interessante assunto.

Porta Serial ou Interface Serial
Essa porta, também chamada de RS-232, é usada para conectar diversos dispositivos, como impressoras, scanners e mouses. Para entendermos melhor, ela tem uma função muito parecida com a mais atual porta USB (falaremos mais adiante). No computador, você verá essas portas serem chamadas de COM. Raramente é encontrada hoje nos PCs comuns mais modernos.

Porta Paralela
Possui função semelhante à porta Serial, sendo usada principalmente para se conectar impressoras. Entre os usuários comuns, assim como ocorre com a porta Serial, ela é pouco usada hoje.

Porta USB - Universal Serial Bus
Essa é conhecida! E muito versátil! Mouses, teclados, HDs Externos, Pendrives, gravadores de discos óticos (CDs, DVDs, Bluray), joysticks, impressoras, câmeras, celulares, tablets... Enfim! Quase tudo pode ser conectado nessa que talvez seja a porta mais popular no mundo digital. Inclusive, é possível conectar em uma única porta USB, com a ajuda de um Hub USB, 127 dispositivos!

Porta eSATA - External SATA (Serial Advanced Technology Attachment)
É uma porta com o padrão de conector SATA (encontrado dentro dos PCs e notebooks mais modernos). Ele serve para você conectar gravadores de discos óticos e HDs Externos com fonte de alimentação externa. A porta eSATAp combina a porta eSATA com a porta USB.

Porta FireWire, i.Link ou IEEE1394 (Tudo a mesma coisa)
Criada pela Apple (aquela empresa que faz uns celulares e tablets "bem baratos" kkk) em 1986, essa porta foi feita para permitir a transmissão e a recepção de dados com mais velocidade e eficiência. A ideia era que ela fosse uma porta universal assim como o USB é. Ela é mais rápida que a porta USB mas, ao mesmo tempo, mais rara de ser encontrada nos PCs e notebooks comuns. Ela se torna mais conhecida entre aqueles que trabalham com edição de vídeos ou que possuem aparelhos digitais de áudio e vídeo mais antigos.

Porta PS/2
Clássica porta antiga para a conexão de mouse (verde) e teclado (roxo/lilás).


Porta VGA - Video Graphics Array
Essa porta é aquela usada para conectar monitores. Encontramos essa interface também em TVs e projetores de vídeo. Ela surgiu no mercado em 1987 e foi inventada pela IBM. A resolução suportada por essa interface é de 640x480 pixels.
A VGA recebeu um upgrade em 1989 que foi chamado de SVGA - Super VGA, que tinha a capacidade de resolução de 800x600 pixels. Nos anos seguintes, surgiram outros upgrades do original VGA, cada um com uma resolução maior que o anterior.


Porta DVI - Digital Visual Interface / Digital Video Interface
Essa porta foi criada pela DDWG (Digital Display Working Group), um consórcio de indústrias, tendo por objetivo oferecer a máxima qualidade dos dispositivos de vídeo digitais. Obviamente, essa porta usa sinal digital para transmitir vídeo. Ainda mais, essa interface não transmite áudio, sendo necessário o uso de outras portas e cabos separados.
Adicionamente, o padrão DVI consegue reproduzir em uma tela a resolução de 1920x1200p, podendo ser maior dependendo da qualidade dos cabos usados.


Porta HDMI - High-Definition Multimedia Interface
Criada em 2003 por um consórcio entre Hitachi, Matsushita, Philips, Silicon Imagem, Sony, Thomson e Toshiba, essa interface é completamente digital e transmite tanto vídeo como áudio. É uma interface muito comum de ser encontrada e bastante usada hoje (TVs, Blu-ray, videogames, notebooks, conversores digitais, etc). O HDMI suporta resoluções maiores que o DVI e, ao mesmo tempo, é bem menor que o conector DVI.


Versões da interface HDMI
(Retirado do site https://www.tecmundo.com.br/hdmi/81955-hdmi-existe-diferente-principais-versoes-padrao.htm)

Porta DisplayPort
Rara de ser encontrada nos dispositivos em geral (como TVs), a DisplayPort surgiu em 2006 pelo consórcio Video Electronics Standards Association (VESA). Essa interface não deve ser confundida com o HDMI. Diferentemente do HDMI, a interface DisplayPort é aberta para utilização e não exige royalties. Ainda assim, essa interface oferece tanta qualidade quanto o HDMI. Ela é capaz de oferecer até 3840x2160p (em 60Hz). Também, assim como o HDMI, além do vídeo, ela transmite áudio com excelente qualidade.


Conclusão
São muitas e variadas as interfaces e portas que existem. Nosso objetivo não é documentar todas elas, mas destacar algumas das mais conhecidas. Se desejar aprender mais, é só conferir os artigos descritos na bibliografia (logo abaixo).


A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

Bibliografia
https://fperrotti.wikispaces.com/A+porta+serial+%28COM%29

http://prodigital.com.br/2013/12/voce-sabe-como-funciona-cada-porta-serial-do-seu-computador/

pcworld.com.br/dicas/2012/03/26/pra-que-serve-cada-uma-das-portas-em-seu-pc/

http://www.hardware.com.br/termos/esata

http://www.dell.com/support/article/br/pt/brbsdt1/sln266492/o-que-é-esata-kb-artigo-323077?lang=pt

http://www.dell.com/support/article/br/pt/brbsdt1/sln291980/perguntas-mais-frequentes-faqs-sobre-a-porta-esata-em-um-pc-dell?lang=pt

www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/firewire-entenda-tecnologia-quais-suas-principais-funcoes-e-preco.html

https://www.tecmundo.com.br/usb/1968-o-que-e-firewire-.htm

https://br.ccm.net/contents/182-tecnologia-hdmi

http://ucegamers.com.br/siteuceg/qual-a-diferenca-entre-hdmi-dvi-e-displayport/

Fonte de Imagem
HDMI/Versões
https://www.tecmundo.com.br/hdmi/81955-hdmi-existe-diferente-principais-versoes-padrao.htm