quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Tipos de Impressões e Valores

Olá, pessoal!
Apenas um informe de atualização

Obs.: Esta página foi construída utilizando imagens de alta qualidade. Por isso, talvez ela demore um pouquinho mais do que o normal para carregar.

Impressões e Preços

Sem mais, a GranPrint Center agradece sua atenção!

Até a próxima. Valeu!

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Hardware - Considerações Básicas

Dê uma olhada no seu PC ou notebook. O que você vê? Talvez veja um teclado, um mouse (ou touchpad), um monitor, caixas de som... e por aí vai. Se formos parar pra pensar, o conceito de "computador" não se limita a uma tela e uma central. Na verdade, uma série de dispositivos se unem para formar um computador que, certamente, colabora e muito com o nosso trabalho, nossa diversão e facilita a nossa vida.


Pois é... A tecnologia vai se aprimorando cada vez mais e novos dispositivos surgem a cada dia que passa. No entanto, o princípio nunca muda. A pessoa que mexia com computadores há 10 anos atrás obviamente precisou se atualizar. No entanto, ela certamente percebe que o princípio ainda é o mesmo. Por conhecermos o princípio básico de funcionamento dos computadores, uma ampla porta de conhecimento se abre diante de nós. Neste artigo, faremos considerações básicas sobre o hardware de um computador. Isso nos ajudará a entender ainda mais como funciona essa máquina que revolucionou a vida das pessoas.


Hardware - O que é?
Em termos simples, o hardware é a parte física do computador. Isso inclui mouse, teclado, monitor e todos os demais dispositivos, ou periféricos, conectados ao computador. Inclui também todos os componentes que estão dentro do gabinete do computador, como HD, placas, processador, etc. 

Classificação dos Dispositivos
Para que se possa entender o papel de cada periférico e dispositivo básico do computador, costuma-se fazer a seguinte classificação:

- Periféricos de Entrada (também chamados de Dispositivos de Entrada ou Unidades de Entrada)
São aqueles componentes que permitem a inserção de informações no computador e que interagem com a central, o Processador. Entre eles encontram-se o teclado, o mouse, o scanner, a webcam, e assim por diante.


Alguns Periféricos de Entrada

- Periféricos de Saída (também conhecidos por Dispositivos de Saída ou Unidades de Saída)
São aqueles componentes que entregam resultados de alguma ação. Entre eles encontram-se a impressora, as caixas de som e o monitor.

Alguns Periféricos de Saída

- Periféricos de Entrada e Saída (podem ser chamados também de Dispositivos (ou Unidades) de Entrada e Saída ou Híbridos)
Nesta classificação, podemos incluir aqueles dispositivos que permitem tanto a inserção de informações como a obtenção de resultados. Inclua nela os gravadores de DVDs, as impressoras multifuncionais, os pendrives, o HD, entre outros.

Alguns exemplos de Periféricos de Entrada e Saída

Concluindo
Esta pequena mini-aula tem por objetivo estabelecer uma base de aprendizagem. É claro que o que foi ensinado aqui é um resumo de todo um assunto. No entanto, ainda assim, por entender esta matéria, você perceberá que, não importa o computador, tudo parte de um princípio. Isso contribuirá muito para o crescimento do teu conhecimento na área da Informática.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resolvendo problemas de lentidão e travamento de PCs

Imagine você chegando em casa depois de um dia tenso de trabalho. Você tá ansioso para relaxar e ver as mais novas postagens dos seus amigos em suas redes sociais. Você se senta diante do PC*, aperta o botão de ligar e, como que sem explicação, seu PC dá uma de querer ir no passo da tartaruga. Desanimador, né?


Pois é... Quem tem PC sabe muito bem que não está imune às lentidões e travamentos do seu Sistema. De uma hora para outra, parece que tudo muda. O PC rápido e eficiente se torna um PC lento, motivo de estresse e alvo de xingamentos dos mais baixos tipos hehe É a vida... O que pode ser feito?

Já demos sugestões aqui no nosso site/blog de como resolver problemas de lentidão na inicialização do Windows (clique aqui para aprender). Agora, seremos mais abrangentes. Vamos aprender a resolver problemas de lentidão e/ou travamento em todo o Sistema Operacional. Pronto?

Obs.: Esta página foi construída utilizando imagens de alta qualidade e gifs animados. Por isso, talvez ela demore um pouquinho a mais do que o normal para carregar.

*Apesar de darmos atenção primária à PCs neste artigo, as dicas também se aplicam à notebooks que usam o Sistema Operacional Windows.

Dica 1 - Reparando o Disco Rígido
O Disco Rígido (mais conhecido como HD, sigla de Hard Disk) é um dispositivo de armazenamento muito utilizado nos PCs. Na verdade, é nele que, salvo exceções, seu Sistema Operacional, seus softwares, suas músicas, fotos e vídeos, além de documentos e dados diversos, encontram-se armazenados.


Dispensa-se apresentações. Basicamente, um HD é assim.

Não entrando em detalhes sobre como ocorre o funcionamento de um Disco Rígido, precisamos entender que surtos de energia, bem como fatores externos, como quedas e o ser que opera a máquina - mais conhecido como "usuário" - podem danificar esse dispositivo essencial. Por que fazemos essa afirmação com relação ao usuário?

Não sabemos se você já fez isso mas muita gente já: pressionar o botão do gabinete até o PC desligar. Rápido e prático para o usuário; cruel e fatal para o PC e o Disco Rígido. Uma vez ou outra, adotar esse procedimento não estraga o PC.  No entanto, se for feito com freqüência, a longo prazo, esse simples ato de desligar o PC pressionando o botão do gabinete até tudo apagar pode corromper o Disco Rígido. Isso gera arquivos danificados e muita lentidão e travamento. Como corrigir isso?

Uma maneira bastante eficiente é utilizar um comando que detecta e repara erros no Disco Rígido. Ele é conhecido como CHKDSK (Check Disk). No Prompt de Comando, é possível conhecer as variadas ferramentas desse recurso.

Prompt de Comando e CHKDSK
CHKDSK e suas várias ferramentas de diagnóstico e reparo

Para que possamos utilizar o CHKDKS, é necessário executar o Prompt de Comando no modo administrador. Para isso, faça o seguinte (de acordo com a versão do Windows):

Windows Vista e 7
>Clique no ícone do Menu Iniciar ou pressione a tecla Win
>>Na caixa de busca, digite cmd
>>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"

Windows 8
>Pressione as teclas Win + C para abrir a Barra Charms 
>>Escolha "Pesquisar"
>>>Na caixa de busca, digite cmd
>>>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"

Tecla Win
Tecla Win - Tecla com o logotipo do Windows

Windows 10
>Na caixa "Digite aqui para pesquisar" (é a mesma caixa da Cortana, aquela que aparece ao lado do ícone do Menu Iniciar), digite cmd
>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"
>>>Surgirá uma janela perguntando se você 'deseja que o aplicativo faça alterações em seu dispositivo'. Clique em "Sim"

Executando o Prompt de Comando em modo administrador no Windows 10 

Obs.: No Windows XP, você precisará ter uma conta de administrador para poder executar o Prompt de Comando nesse modo.

Conseguiu executar o Prompt de Comando como administrador? Se sim, excelente! Se não, poste aí nos comentários ou entre em nosso chat para que possamos ajudá-lo.

O segundo passo é iniciarmos o trabalho do CHKDSK para reparar o Disco Rígido. Para isso, precisamos saber qual é o comando que devemos digitar. Lendo as opções que temos no CHKDSK, vemos que os comandos /r e /f são os adequados para fazermos a reparação. Note:


Sendo assim, faremos o seguinte:
>Na janela do Prompt de Comando, digite: chkdsk /r /f
>>Pressione Enter

Logo em seguida, surgirá a seguinte mensagem ilustrada abaixo:

A aplicação vale mesmo se o sistema de arquivos não for NTFS (talvez seja FAT ou FAT32)

Essa tela está informando que não é possível verificar o HD no momento pois ele está em uso. Assim, está sendo perguntado se você deseja realizar a verificação do Disco Rígido na reinicialização do sistema. Pressione a tecla S e, depois, Enter. A seguir, surgirá esta mensagem:


Agora, é só reinicializar o seu PC que o CHKDSK realizará a verificação e a reparação do seu Disco Rígido. É provável que a operação demore algum tempo para ocorrer. Não se apavore. Espere pacientemente.

Terminado o trabalho do CHKDSK, o computador será automaticamente reiniciado. Agora é com você. Veja se a lentidão e o travamento diminuíram ou pararam por completo. Se você estiver feliz com o resultado, o trabalho está concluído. No entanto, temos ainda uma segunda dica para melhorar ainda mais a eficiência do teu PC.

Dica 2 - Reparando o Windows
Com o tempo, o Windows pode começar a dar umas maluquices. Isso pode ocorrer por diversos motivos. Assim, para fazer com que o Sistema Operacional volte a ter eficiência, usaremos o Verificador de Arquivos do Sistema. Essa ferramenta procura por arquivos corrompidos do sistema e faz a reparação deles. Se algum arquivo do sistema estiver ausente, a ferramenta a repõe. Dessa forma, teu Windows, antes bugado e lento, se torna agora um Sistema Operacional mais "usável". Vamos, então, aprender a ativar essa ferramenta. Faça o seguinte:

>No Prompt de Comando em modo administrador, digite sfc /scannow
>>Tecle Enter

Agora, aguarde a ferramenta realizar a análise e a eventual correção.

Concluindo
As soluções apresentadas acima visam ajudar o usuário final a corrigir problemas de lentidão e travamento do Sistema Operacional. Obviamente, muito dependerá do usuário final o prolongamento da eficiência do PC. Se o usuário for descuidado e tem o costume de entrar em sites perigosos, instalar softwares piratas e tratar seu PC como saco de pancadas, ele não deve esperar que o PC mantenha sua eficiência por muito tempo. 

Esperamos que este artigo seja de ajuda para você. Se você tiver outras sugestões e dicas, por favor, compartilhe conosco! A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!

domingo, 21 de maio de 2017

Tratamento de Imagens

Quem, com exceção do redator deste artigo 😀, não gosta de tirar fotos? Seja no passeio com a família, na praia, naquela reunião de negócios bem sucedida, no término de um curso - as fotos constituem uma das principais formas de eternizar momentos. 
Por isso, quão necessária se faz uma foto, a bem dizer, perfeita!


Mas, nem sempre se consegue a foto perfeita. Muitos fatores contribuem para que uma foto não saia do jeito que a gente queria. Isso pode incluir aquela maldita espinha no nariz, aquele ser indesejado que apareceu justo na hora do flash, um pedacinho de folha de couve presa bem nos dentes da frente ou até uma má colorização da foto. Se isso aconteceu com algumas de suas fotos, será que elas são caso perdido? Analise algumas fotos que a GranPrint Center tratou e, depois, tire suas conclusões.

Obs.: Esta página foi construída utilizando imagens de alta qualidade e gifs animados. Por isso, talvez ela demore um pouquinho mais do que o normal para carregar.

Correção de Cores
Scarlett Johansson - Gif Animado


Correção de Imperfeições no Rosto


Alteração de Cor de Elementos (como cabelos, olhos e lábios)
Nesta foto, note que, além das alterações de cor, foram removidas as olheiras da moça

Exclusão de Elementos


Concluindo
E aí? O que achou do tratamento que efetuamos nas imagens acima? Poste nos comentários, por favor, sua opinião.

Se você tiver alguma foto que precisa ser melhorada, nos contate. Teremos o prazer em te ajudar a preservar suas memórias. No entanto, queremos te lembrar de uma coisa: para que o resultado final do tratamento da foto seja satisfatório, é necessário que a foto seja de qualidade razoável. Fotos muito tremidas ou muito danificadas talvez contribuam para um resultado de qualidade parcial. Além disso, dependendo do que for pedido para fazer (como remover um elemento da foto), o resultado talvez não saia 100%. Quanto ao valor do serviço, ele será estabelecido com base no tipo de tratamento (melhoria na cor, brilho e contraste; remoção de elementos e/ou imperfeições; adição de texto e/ou outros elementos) que o cliente pedir mais a complexidade do trabalho.

Valeu, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato! Para isso, clique aqui.

Bônus!

Sala de Estar



Fontes das Imagens

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Digitação, Formatação e Produto Final


Temos o prazer de divulgar nossa relação de valores relacionados aos serviços de digitação, formatação e impressão de documentos. Procuramos estabelecer um valor justo para cada serviço e que não pese no bolso dos nossos clientes. 



Talvez você encontre algum lugar que ofereça um serviço semelhante com um preço mais em conta. No entanto, lembre-se que "o barato sai caro". Nossos serviços contam com qualidade e o resultado final é, praticamente, irretocável.

Segue abaixo nossa lista com os valores:

Serviço

Valor

Formatação elaborada de texto pronto (já digitado pelo cliente)

R$ 2,00/página

Digitação de texto sem formatação elaborada (texto na formatação padrão)

R$ 3,00/página

Digitação e formatação elaborada de texto

R$ 5,00/página

Revisão de texto*
R$ 2,00/página
Impressão em preto e branco
R$ 1,00/página
Impressão colorida (com texto colorido ou com imagens pequenas ou médias - imagens que não ocupam grande parte da página)
R$ 1,30/página
Gravação de arquivo gerado em CD
R$ 7,00/CD

*
A revisão é feita em texto digitado pelo cliente. Textos digitados pela GranPrint Center já são automaticamente revisados. Se o cliente não optar pela revisão do seu texto, todos os prováveis erros ortográficos serão incluídos no produto final.

Para exemplificar, seguem-se abaixo dois exemplos de como seria calculado o valor de um trabalho escolar com 10 páginas e 5 imagens (espalhadas de modo aleatório pelo texto, imaginando-se 1 imagem por página). Um dos exemplos refere-se a um trabalho cujo texto já havia sido digitado, faltando apenas a formatação. O cliente não quer revisão do texto. O outro exemplo refere-se a um trabalho que ainda será digitado.

1. Trabalho com texto digitado, sem formatação e sem revisão
Formatação elaborada de texto (10 páginas) - R$ 20,00
Impressão colorida (5 páginas) - R$ 6,50
Impressão em preto e branco (5 páginas) - R$ 5,00
Valor total do serviço: R$ 31,50

2. Trabalho a ser digitado, formatado e impresso
Digitação e Formatação elaborada de texto (10 páginas) - R$ 50,00
Impressão colorida (5 páginas) - R$ 6,50
Impressão em preto e branco (5 páginas) - R$ 5,00
Valor total do serviço: R$ 61,50


Esses valores foram estabelecidos com base em pesquisa de mercado. Caso nossos valores mudem, informaremos as alterações nesta página.


Obs.: Não realizamos encadernação nem pesquisa para elaboração de trabalho.


Valeu, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato! Para isso, clique aqui.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Propagandas Super Tentadoras? Cuidado!

Cuidado com esses emails de ofertas de produtos com preços tentadores. Normalmente, quando alguém clica nos links desses emails, ele é conduzido para uma página que contém malwares.

Observe o exemplo de uma propaganda tentadora abaixo:

Só isso? Quero duas!

Bom seria se houvesse uma TV desse naipe com esse precinho camarada. No entanto, lembre-se: quando a esmola é demais, desconfie! No caso acima, a mensagem da "oferta" é tão mal feita que o botão de Compre Agora nem aparece. Mas nem sempre será assim.  Vez por outra, um anúncio falso será tão bem feito e tão bem escrito que parecerá de verdade.



É fácil se enganar. Por isso, como já foi dito, se aparecer uma propaganda que parece boa demais para ser verdade, cuidado! Observe para onde os links levam. Se for para um endereço que você achar estranho, não clique. Se clicar em um link duvidoso, as chances de seu Sistema Operacional ser contaminado por malwares se tornam grandes.

Quer aprender mais sobre o que são malwares? Clique aqui para receber mais informações.

Valeu, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Ah! Este é o primeiro de uma série de artigos curtos que trarão dicas mais diretas sobre assuntos relacionados à informática. Clique em "Seguir" para continuar a receber as atualizações de postagens do nosso blog.

Aguardamos teu contato!

Digitalização de Fotos


Na GranPrint Center, você pode digitalizar suas fotos com a mais alta qualidade e preservá-las para sempre!
Para solicitar este serviço, basta entrar em contato conosco.


Esperamos teu contato!

Ah! Não se esqueça de clicar em "Seguir" para receber as postagens mais recentes do nosso blog.

Até mais!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Teclado PS/2 e o Código 10 - O que fazer?

Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10) 
Se o seu teclado (no caso, teclado padrão PS/2) não estiver funcionando e, após você checar no Gerenciador de Dispositivos o status dele e esse for o erro indicado, talvez a solução apresentada abaixo te ajude.



Antes de mais nada, vamos a algumas considerações importantes:
- Por favor, só faça o que será apresentado a seguir se realmente houver necessidade. Não seja curioso!
- Cuidado ao mexer no Editor de Registro. Se alterar algo que não deve, vai dar problema.

Vai funcionar?
O que apresentaremos a seguir foi uma dica que deu certo em alguns casos. Na verdade, essa dica serviu para consertar até mesmo outro erro, o Código 19, cujo status do dispositivo diz que "o Windows não pode iniciar este dispositivo de hardware porque suas informações de configuração (no registro) estão incompletas ou danificadas. Para corrigir esse problema, que primeiro tente executar um Assistente de Solução de Problemas. Se isso não funcionar, você deve desinstalar e reinstalar o dispositivo de hardware". No entanto, essa é apenas uma dica. Pode ser que funcione, como pode ser que não funcione. No site da Microsoft, para o Código 10 e para o Código 19, são sugeridas outras soluções. Se desejar ver, clique no link apresentado a seguir e desça até o subtítulo "Códigos de erro e suas soluções":


Por sua conta e risco, ok?
Queremos salientar que o tutorial apresentado é de nível avançado, pois efetuaremos uma alteração no Registro do Windows. Assim, se você tem pouca ou nenhuma experiência em mexer no Windows, recomendamos que busque a ajuda de alguém que tenha um conhecimento mais completo desse Sistema Operacional. 

No entanto, se você quiser fazer sozinho, preste bastante atenção no que está fazendo.

Vamos lá?


Resolvendo o problema do Código 10 no teclado PS/2
Depois de constatado o problema de Código 10, faça o seguinte:

1. Abra o Editor do Registro (Não sabe como fazer? Clique aqui para descobrir).

2. Depois de abrir o Editor do Registro, siga o seguinte caminho por clicar nas chaves e subchaves que aparecem à esquerda da tela:
HKEY_LOCAL_MACHINE
>System
>>CurrentControlSet
>>>Control
>>>>Class

Chegou até aqui? Beleza! Só que tem mais hehe

Observe que na subchave Class surgem mais subchaves. Algumas delas se referem aos dispositivos instalados no computador, como mouse e impressora. Para o teclado, procure a seguinte subchave:
{4D36E96B-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Uma forma mais simples de você encontrar o subdiretório referente ao teclado é por copiar o "código" acima, ir à tela do Editor do Registro, clicar em Editar e, daí, em Localizar e, na caixa que surge, colá-lo. Depois disso, clique no botão Localizar Próxima

Aparecerá o seguinte no Editor do Registro:


Observe que, na entrada de registro Class, aparece Keyboard ("teclado", em inglês). Isso garante que estamos na subchave certa.

3. Agora, procure a entrada de registro UpperFilters. Clique duas vezes nela. Na tela que surge, digite o seguinte:
kbdclass


Observe o seguinte: é normal encontrarmos outras informações nessa tela, como aswKBDTalvez o dado kbdclass até esteja inserido. Por isso, só faça a alteração se o seu teclado PS/2 NÃO ESTIVER FUNCIONANDO E O ERRO FOR O CÓDIGO 10 - ESTE DISPOSITIVO NÃO PODE SER INICIADO (ou o Código 19 - pode ser que funcione). Um detalhe: o código 10 pode apresentar um aviso diferente à falha de inicio do dispositivo. Se o aviso não for relacionado a isso, a solução descrita neste tutorial provavelmente não surtirá efeito, ok?

Feita a alteração, clique em OK.

4. Reinicie o Windows. Daí, veja na tela do Gerenciador de Dispositivos se o erro sumiu e cheque se o seu teclado funciona.

Ficou com dúvidas? Observe como fazer no vídeo abaixo:

Concluindo
Essa é apenas mais uma das inúmeras soluções que são apresentadas na Internet para se resolver o problema do Código 10 em teclados PS/2. Essa solução também pode funcionar em notebooks e netbooks. Basta você averiguar na tela do Gerenciador de Dispositivos se o teclado problemático é o PS/2.

Esperamos que este tutorial seja de ajuda para você que está com esse problema no seu computador. 

Você tem alguma outra solução para esse código? Não deixe de dar sua sugestão nos comentários abaixo. Ficaremos muito felizes com a tua contribuição.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

Drivers de Dispositivos

Imagine a situação: Em um certo dia, você liga seu PC, todo feliz da vida, e, na hora que você vai usar o teclado, ele não funciona. Daí, você pensa: "Puxa, mas ontem mesmo ele tava funcionando... O que será que aconteceu?" Já aconteceu algo assim com você?
Não se desespere. Antes de concluir que seu teclado bateu as botas, será sábio descobrir se o seu Sistema Operacional está se comunicando com ele. Para que isso ocorra, é necessário que esteja corretamente instalado o driver do teclado.


O que são drivers?
Os drivers são softwares que agem como "intérprete" entre a parte física e a parte lógica de um computador. Ou seja, para que haja comunicação entre o Sistema Operacional (bem como com os softwares instalados nele) e o hardware (parte física), é necessária a instalação de drivers. Só daí percebemos que eles são essenciais para o bom funcionamento dos nossos computadores.

Exemplificando: Digamos que você queira realizar a impressão de um documento. Você clica no botão "Imprimir" e, nesse momento, o Sistema Operacional "informa" ao driver qual é o documento que deve ser impresso e os seus parâmetros. O driver manda a informação interpretada para a impressora que, por fim, imprime o documento. Claro que tudo é muito mais complexo que isso. No entanto, esse exemplo superficial serve pra nos ajudar a entender o papel do driver: será ele quem permitirá que todos os dispositivos de um computador (teclado, mouse, impressora, etc) se comuniquem com o Sistema Operacional e funcionem bem.


O que fazer se um dispositivo não funciona?
A primeira coisa que você deve analisar é se o driver desse dispositivo está instalado. Para isso, o melhor lugar, no caso do Windows, é o Gerenciador de Dispositivos. Lembra dele?


Apresentamos (ou reapresentamos) a tela do Gerenciador de Dispositivos

Para acessar o Gerenciador de Dispositivos, faça o seguinte:

Em Windows antigos (como o XP, Vista e 7)
1.
Clique em Iniciar,

2. Vá em Painel de Controle,
3. Clique em Hardware e Sons (ou apenas Hardware),
4. Escolha Gerenciador de Dispositivos.

No Windows 10
1.
Clique em Iniciar,
2. Vá em Configurações,
3. Clique em Dispositivos,
4. Desça a tela. Você verá a opção "Gerenciador de Dispositivos". Clique nela.


Existem outras maneiras que você pode usar para abrir o Gerenciador de Dispositivos. Fique à vontade para usar a que você acha mais fácil e rápida.

Na tela do Gerenciador de Dispositivos, você poderá observar todos os hardwares instalados no computador e seus respectivos drivers.  Observe que, na imagem acima, não há nenhuma indicação de que algum driver está desinstalado ou que algum dispositivo apresenta problemas. No entanto, se houvesse algum problema, nessa tela haveria indicações. No caso de falta de drivers, será observado algo parecido com a imagem abaixo:


Na imagem acima, observe que existem diversos dispositivos sem drivers, sendo esses indicados por um ícone de interrogação e exclamação. Obviamente, esses dispositivos não podem ser usados pelo Sistema Operacional.
____________________________________________
____________________________________________

Apenas para aprendizagem:
Se o seu dispositivo estiver indicado apenas por um ponto de exclamação, isso significa que ele apresenta um problema. Se for um X vermelho, isso indica que o dispositivo não está instalado corretamente ou foi desativado.

____________________________________________

____________________________________________

Uma vez constatado que o problema é falta de driver, para que o dispositivo funcione, você, obviamente, precisa instalar o driver correspondente. Você pode fazer isso por:

1. Clicar duas vezes no ícone do dispositivo. Isso fará com que se abra a tela de propriedades dele. Escolha a aba "Driver" e clique em "Atualizar Driver". Escolha se você quer que o sistema procure o driver na internet e o instale automaticamente ou se você mesmo vai indicar o local em que ele se encontra e, daí, instalar.

2. Ir no site do fabricante do seu computador e, na área de suporte, baixar os drivers faltantes. Talvez seja um método mais fácil e rápido pois os drivers que pertencem ao seu PC são claramente especificados.

3. Se o PC for acompanhado por algum CD, os drivers podem ser instalados à partir dele. Basta você seguir os procedimentos da opção 1, definir que será você mesmo quem indicará o local do driver e, no botão Procurar, que se encontra ao lado da caixa de texto que corresponde a "Procurar software de driver neste local:", selecionar o drive de CD.

Existem ainda softwares específicos que podem te ajudar a achar os drivers corretos do teu PC. Se quiser fazer o uso de um deles, fique à vontade. No entanto, tome cuidado ao instalar esses softwares. Alguns deles costumam vir com algumas surpresas, como outros softwares e aplicativos, muitas vezes desnecessários. Na hora da instalação, preste atenção no que se apresenta em cada tela antes avançar.

Concluindo
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema de falta de drivers no teu PC. Na próxima vez que um dispositivo parar de funcionar, antes de pensar em quebrar tudo, veja se o driver dele está instalado.

No entanto, existem alguns erros que vão além de drivers. Esses erros podem ser descobertos por abrirmos as propriedades do dispositivo, conforme já aprendemos e, na aba Geral, vermos o Status do dispositivo.


Ufa! Que bom! Tá tudo bem com meu tecladinho! hehe

No caso da imagem acima, tudo anda bem com o dispositivo. No entanto, se houvesse algum problema, na caixa abaixo de Status do dispositivo haveria a descrição do problema e um código correspondente. Veja abaixo um exemplo:


Ih! Lascou!

No caso acima, o problema apresentado é que o "dispositivo não pode ser iniciado". O código desse erro é 10. Neste caso, o que deve ser feito é uma reinstalação do driver e, se não der certo, procurar na internet outras soluções. Muitas vezes, essas soluções devem ser aplicadas por usuários avançados, pois elas podem envolver a realização de alterações do registro do Windows.

Esperamos que este artigo te ajude a solucionar problemas relacionados a drivers. Obviamente, o objetivo do artigo é servir de guia para solução de problemas simples. Para problemas mais complexos, recomendamos a ajuda de um profissional ou a realização de pesquisas específicas. Ah! Falando em problemas complexos e em código 10, segue o link para um tutorial que pode ser de ajuda caso esse problema apareça no status do teu teclado:

http://granprint.blogspot.com/2017/02/teclado-e-o-codigo-10-o-que-fazer.html

Se você tiver mais dicas de como resolver problemas com drivers, não deixe de comentar. Ficaremos muito felizes com a tua contribuição.
A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Malware - Como Evitar Ser Uma Vítima?

Nesta era tecnológica, surgem diariamente mais e mais soluções práticas para os usuários de computadores e de dispositivos eletrônicos. Ao mesmo tempo, aqueles que ainda não aderiram à tecnologia, por verem sua praticidade, começam a se interessar por ela. Isso gera mais e mais usuários. Essa "bola de neve" que surge (mais tecnologia=mais soluções=mais usuários) é um prato cheio para alguns seres que, em vez de usarem as habilidades que adquiriram para ajudar, usam suas habilidades na área da informática para prejudicar outros usuários. É daí que surgem os Malwares.



Quais são algumas ameaças virtuais?
Um Malware (Malicious Software - Software Malicioso) pode ser um software, um fragmento de um software, um código ou qualquer coisa que pode causar desde um desconforto na hora de usar um Sistema Operacional (lentidão, páginas que surgem aleatóriamente e sem permissão do usuário) até danos mais sérios (perda e/ou roubo de dados importantes, como senhas; formatação do sistema sem a permissão do usuário). Assustador, né? É nada! Pois saiba que existem dezenas de malwares. Veja alguns deles abaixo:

Vírus
Talvez o mais conhecido dos malwares. Para que possa contaminar um sistema, ele normalmente acompanha um arquivo (isso não é uma regra). Daí, quando o arquivo é aberto, o vírus também é executado. Assim como ocorre com o vírus da gripe, por exemplo, o vírus virtual se replica, ou seja, se multiplica, infectando o sistema. Além disso, ele se propaga para outros sistemas. Apenas para aprendizado, o tipo de vírus que precisa de um "hospedeiro" (arquivo) para se propagar é chamado de Cavalo de Tróia (Trojan Horse). Já o tipo de vírus que não precisa de "hospedeiro", mas que consegue se propagar sozinho, é chamado de Worm.
O objetivo de um vírus pode variar.

Spyware
Em termos simples, é um programa espião. O Spyware não aparenta estar instalado, diferentemente do vírus. Ele transmite, por meio da internet, informações confidenciais do usuário para aqueles que o programaram.

Adware
É um programa que exibe, sem o consentimento do usuário, inúmeros anúncios. Se configura um software malicioso pois, muitas vezes, a ocorrência de muitos anúncios se torna irritante para o usuário, além de serem indesejados.

Ransomware (Rogueware ou Scareware)
É um código que restringe o uso do sistema. Para que o sistema seja liberado, o usuário precisa pagar um resgate para aquele que criou o código. Na verdade, o ser que criou o código se torna uma espécie de sequestrador do seu sistema.

Existem, como dissemos antes, dezenas de tipos de malwares. Se você quiser saber mais, colocamos, após o artigo, alguns links úteis que te darão mais informações sobre essas pragas virtuais. Agora, antes de continuarmos, vamos entender uma coisa que causa muita confusão entre os usuários. Quem cria os malwares? Os Hackers ou os Crackers?

Hackers ou Crackers?
Para resumir tudo, os Hackers são pessoas com conhecimentos muito avançados em programação. Eles podem modificar um software e melhorá-lo, se assim quiserem. O objetivo do Hacker não é danificar um sistema e, sim, contribuir para torná-lo melhor.

O Cracker também é um Hacker. No entanto, o Cracker usa seu conhecimento para danificar um sistema e/ou roubar informações. É o Cracker quem cria os malwares.


Vamos ao que interessa agora.

Como proteger nossos tão amados sistemas?
Com as pragas virtuais aumentando a cada dia, se faz cada vez mais necessário que o usuário proteja seu sistema da contaminação. Ele precisa ter em mente que a Internet é o local em que mais se corre o risco de isso ocorrer. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa não deve mais acessar a Internet a fim de evitar o risco. Muito pelo contrário. É na Internet que encontramos ferramentas e dicas úteis que nos ajudarão a evitar os malwares. E é por meio da Internet que conseguimos manter nossos sistemas atualizados, o que reduz bastante o risco de contaminação. Então, o que fazer para proteger o sistema? Seguem-se algumas dicas:

1. Não clique em links suspeitos. Muitas vezes, recebemos emails (spams) com ofertas tentadoras. Cuidado! Quando a esmola é demais, desconfie. Se você clicar em um link de um email suspeito, corre o risco de ter seu sistema infectado. O mesmo se aplica à páginas da Internet em que aparecem aqueles banners com mensagens de promoções ou com avisos de que você ganhou algo.

2. Baixe softwares e arquivos de sites confiáveis. Sites com softwares piratas são potenciais distribuidores de programas e códigos maliciosos. O mesmo vale para sites de conteúdo impróprio.

3. Mantenha seu Sistema Operacional e seus softwares atualizados.

4. Tenha um Antívirus instalado (apenas 1). Se desejar, instale um Antispyware e um Firewall. O Firewall (Barreira de Fogo) fecha as "portas" do seu PC para o acesso de terceiros por meio da Internet.

5. Nunca acesse, por meio do teu PC, pendrives, HDs externo, Cartões de Memória ou mídias digitais (CDs, DVDs) que você não sabe de quem são. Se quiser acessar, certifique-se de ter um bom antivírus instalado para que, caso haja algum arquivo danoso, ele detecte e te avise.

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar a manter teu sistema protegido. Note que a proteção, em grande parte, depende da ação do usuário. Os softwares Antivírus, Antispywares e Firewalls visam "dar uma mão" para o usuário. No entanto, será o usuário quem determinará se o seu sistema estará protegido ou não. Não adianta nada ter um Antivírus, por exemplo, e o usuário viver deixando ele desatualizado ou, até mesmo, desativado.

Se você tiver mais dicas de como proteger nossos sistemas contra os malwares, não deixe de comentar. Ficaremos muito felizes com a tua contribuição.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!


Para aprender mais:


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Recuperar Dados de Papéis Termossensíveis

Toda vez que você efetua um pagamento no caixa de um banco, ou imprime um extrato, ou ainda faz compras em um mercado, seu documento é impresso em um papel termossensível. Lembra dele?

Esse papel é especial. Ele é impregnado com uma substância química que tem sua cor alterada quando o papel é exposto ao calor. As vantagens de se usar esse papel é a velocidade de impressão e o baixo custo, já que não se usa tinta. A desvantagem é que, com o tempo, a impressão nesse papel se apaga. Por isso, caso o documento que está impresso nesse papel seja algo importante, o recomendado é que você tire uma xerox ou escaneie esse documento a fim de que, quando a impressão do papel termossensível se apagar, você não perca as informações. 




No entanto, muitas vezes, só nos lembramos de fazer isso justamente na hora que precisamos daquele documento impresso no papel termossensível mas que, devido ao tempo, ele se apagou. O que podemos fazer nesse caso? O que se segue são sugestões que podem te ajudar a recuperar os dados contidos no papel e, daí, tirar o mais rapidamente possível uma xerox ou realizar um escaneamento do documento. No entanto, perceba algo: PODE SER que dê certo, como PODE SER que não dê. Por isso, pôr em prática as sugestões abaixo é por sua conta e risco, tá?

Sugestões
- Aqueça o ferro elétrico na temperatura de se passar roupas de algodão (obviamente, deixe o ferro no modo "seco"). Daí, pegue o papel termossensível que possui os dados que você deseja recuperar, coloque-o em cima de um apoio (como um caderno, por exemplo) e, rapidamente (rapidamente MESMO, pra não queimar o papel), passe o ferro na parte de trás do papel. Faça isso apenas para aquecer o papel. Note que o papel escurece e as partes impressas aparecem sem cor.
- Em vez de usar ferro elétrico, talvez você possa usar um secador de cabelo. Tome o cuidado para não aquecer o papel por muito tempo.

Relembrando
As sugestões apresentadas acima são apenas um meio para tentar recuperar os dados que foram apagados do papel termossensível. Não é garantido que vá funcionar. Se você conseguir recuperar os dados, tire o mais rapidamente possível uma cópia deles.

Você tem alguma outra idéia de como recuperar dados desses papéis que são tão conhecidos por todos nós? Não deixe de dar sua sugestão e comentários. 

Valeu, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!


Para aprender mais sobre o papel fotosensível e de como recuperar dados desse tipo de papel, veja abaixo os links:

http://celuloseonline.com.br/voce-sabe-por-que-alguns-cupons-fiscais-se-apagam-em-um-periodo-muito-curto-de-tempo/


http://www.ehow.com.br/recuperar-fax-apagando-como_287812/

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Falemos das Benditas Baterias dos Dispositivos Eletrônicos...

Elas estão em toda parte: no tablet, no celular, no notebook... São tão importantes e, ao mesmo tempo, tão pouco notadas. Do que estamos falando? Das fontes de energia dos nossos dispositivos: as baterias.



Mal necessário

Éééé... Baterias... Elas podem passar de "a salvação do dia" para a "maldição do momento". Quem nunca passou pela situação de a bateria acabar bem na hora que mais se precisa do celular? Esses componentes aparentemente insignificantes podem ser verdadeiros "trolladores" quando assim o querem e não há nada que possamos fazer para nos vingar. Eles sabem que precisamos deles.




Brincadeiras à parte, as baterias constituem um dos componentes vitais dos nossos dispositivos eletrônicos. Sem elas, os celulares e tablets não cumpririam com uma de suas principais funções: ser portáteis. Por isso, é muito bom sabermos o que podemos fazer para garantir o bom funcionamento das baterias. Mas primeiro, um pouco de história.

Resumo histórico da bateria
Em 1800, o físico italiano Alessandro Volta inventou a pilha galvânica. Basicamente, essa pilha é um dispositivo que produz energia elétrica devido a uma reação química. Podemos afirmar que essa invenção é a base das baterias que existem hoje.

Saltemos para 1912. Antes desse ano, muitas invenções relacionadas à bateria surgiram. No entanto, nossa atenção será voltada para 1912 pois, nesse ano, Gilbert Newton Lewis, um físico-químico americano, realizou as primeiras pesquisas com bateria de Lítio (neste caso, Lítio metálico). Esse tipo de bateria não vicia (efeito memória) e resiste mais que uma bateria comum. Passaram-se os anos e, em 1970, a bateria de Litío passou a ser comercializada. No entanto, o Lítio metálico fica muito instável, principalmente durante o carregamento. Por isso, nos anos 80, John B. Goodenough, juntamente com uma equipe de pesquisa da Sony, produziu uma versão mais estável da bateria de Lítio. Essa bateria era composta por íons de Lítio (Li-Ion), em vez de Lítio metálico. Daí, em 1991, a Sony passa a comercializar essa bateria.


Finalmente, no ano de 1996, surge a bateria de polímeros de Lítio (Li-Po). Essa bateria pode ser envolta em uma embalagem flexível, em vez de uma caixa de metal, o que permite que ela possa ser feita em formatos diferentes a fim de ser encaixada em um aparelho específico. Ela é uma versão mais barata da bateria de Lítio.


Como dito no próprio subtítulo, esse é apenas um resumo da história da bateria. Agora, vamos ao que interessa.

Dicas de como conservar sua bateria
Tendo em vista que a bateria é um componente importante dos nossos dispositivos portáteis, e que ela pode nos deixar na mão quando mais precisarmos, seria bom observarmos algumas coisas que permitirão que ela dure por mais tempo e que sua vida útil não seja reduzida:
1. Não deixe a bateria (e o dispositivo que a utiliza) em lugares excessivamente quentes. Caso ela esteja carregada completamente, o calor excessivo pode reduzir a vida útil da bateria e faz com que ela descarregue mais rapidamente. Recomenda-se que se mantenha os dispositivos eletrônicos em lugares abaixo dos 35°C. Seu carro, ou mesmo o bolso da sua calça, podem ser lugares inapropriados, dependendo da temperatura do dia. 
2. Para manter a carga da bateria por mais tempo, desligue recursos que não são tão usados ou que, no momento, você não está utilizando. Por exemplo, em seu celular ou tablet, desligue o WI-FI, a rede de dados (a tal "internet do celular"), o Bluetooth e o GPS. Além disso, talvez você possa reduzir o brilho de sua tela. Pode ser que seja interessante você ativar o "modo avião" quando não estiver utilizando a internet ou mesmo quando o local onde você está não tiver cobertura de sinal.
3. Já viu que o seu celular desliga quando a bateria está prestes a acabar, mas ainda não acabou? Isso ocorre para que a sua bateria não descarregue completamente e, assim, a vida útil dela seja reduzida. Por isso, não deixe a bateria descarregar completamente. Assim que seu celular ou tablet pedir carga, carregue.
4. Sugere-se dar cargas parciais nas baterias, não totais. Alguns profissionais afirmam que a melhor porcentagem para nossas amigas energizadas está entre 40% (ou 50%) e 80%.

Essas são dicas básicas que permitirão que a bateria do seu dispositivo eletrônico funcione por mais tempo e atinja o máximo de sua vida útil. Se você tiver alguma sugestão que não foi apresentada aqui, pode colocá-la nos comentários abaixo. Nós ficaremos muito gratos com sua contribuição.



Desmitificando
Antes de finalizarmos, vamos desmitificar algumas coisas:
1. Baterias de Lítio não viciam. O que ocorre é que elas perdem, gradualmente, a capacidade de carga. A vida útil de uma bateria é medida por ciclos. Entende-se por "ciclo" um período de descarga total e carga completa da bateria. Uma bateria suporta entre 300 e 500 ciclos. Alguns estimam que a bateria tem vida útil de cerca de três anos. Então, se sua bateria parece não segurar mais carga, pode ser que ela já alcançou o fim da vida útil dela. Agora, se a sua bateria for relativamente nova e, mesmo assim, parece não segurar carga, tente aplicar as sugestões que foram apresentadas acima. Talvez elas possam te ajudar.
2. Você não precisa carregar a bateria de Lítio para usar o celular ou tablet pela primeira vez, a não ser que o manual de instruções diga que você deve fazer isso.
3. Você não precisa esperar a bateria de Lítio do dispositivo descarregar completamente para dar uma nova carga.
4. Pode-se deixar tranquilamente a bateria carregando à noite inteira. Quando a bateria fica 100% carregada, o aparelho faz com que ela deixe de receber energia. No entanto, como dito acima, a melhor porcentagem de carga da bateria está entre 40% (ou 50%) e 80%. Assim, se der pra deixar seu aparelho algumas noites sem receber carga, faça isso. Sua bateria agradecerá. 

Existem muitas e muitas informações sobre baterias. Disponibilizamos abaixo links que podem ser de ajuda caso você queira aprender mais.


Valeu, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!


Para aprender mais sobre baterias e seu histórico, clique nos links abaixo: