sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sistema Operacional

Ele está tão presente na tua vida digital que você nem percebe. É no celular, no computador, no tablet, na câmera fotográfica, na TV... É tão comum de ser usado que passa despercebido. Sabe do que estamos falando? Do Sistema Operacional. No meio digital, é muito comum ouvir esse termo. Por isso, para que você fique por dentro, nos acompanhe ao passo que descobrimos o que é um Sistema Operacional.


Sistema Operacional - O que é?
Em termos simples, um Sistema Operacional é um software (programa) que age como intermediário (por meio dos drivers) entre a parte lógica (softwares, aplicativos) e a parte física (hardware - periféricos, placas, dispositivos, etc). De certa forma, ele é o "bixão" dos softwares. Além disso, ele gerencia o funcionamento de todo o PC, analisando os recursos disponíveis e verificando quais processos devem ser executados. Para nós, usuários, ele cria uma interface de utilização.

Para simplificar, veja um exemplo: digamos que você espete um pendrive na entrada USB do seu PC. O Sistema Operacional, com seus recursos, interpreta para a parte lógica aquele pendrive (hardware) e executa processos para que possa efetuar a leitura dele. Feito isso, o Sistema Operacional abre, para o usuário final, a tela de utilização, utilizando um outro software, ou aplicação, próprio para isso. Claro que, tecnicamente, o processo é mais complexo, mas esse exemplo serve para nos mostrar a importância desse software tão presente na nossa vida digital.

Eles estão por toda parte!
No mundo moderno, o que não falta é Sistema Operacional. Você já deve ter ouvido falar de Android, iOS, Windows, MS-DOS, Mac OS, Linux, Unix, Bada... Todos esses são Sistemas Operacionais. Na verdade, esses são apenas alguns dos muitos Sistemas Operacionais que existem ou já existiram. E eles estão por toda parte: no celular, na câmera fotográfica, na televisão e, pasmem, até na geladeira! A tendência é essa mesmo. Quanto mais modernas as coisas vão ficando, mais interação com o usuário final elas terão.


Qual é o melhor?
Essa pergunta causa polêmica. Tem gente que ama o Android e odeia o iOS. Tem gente que xinga o Windows de nomes "engraçadinhos" e é cheio de amores pelo Linux. Por isso, dizer qual Sistema Operacional é o melhor é meio complicado. Talvez, para que possamos definir qual é o melhor entre eles, devemos pensar para o que iremos usar o dispositivo (PC, celular, tablet, etc). Daí, verificamos qual Sistema Operacional oferece mais soluções para nossas necessidades e, consequentemente, escolhemos esse Sistema. 

Concluindo
Agora que você já sabe o que é um Sistema Operacional e da importância dele, procure sempre mantê-lo em ordem, livre de vírus e o menos sobrecarregado possível.

É isso aí, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!


Geladeira com Sistema Operacional: 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lentidão na Inicialização do Windows

Computador lento - quem é que gosta? Devem haver poucas coisas tão estressantes quanto um computador lerdo, que chega a travar. Você tá precisando fazer URGENTEMENTE um trabalho e, beleza, o computador demora iniciar. Você quer relaxar e assistir um filminho mas, bem nessa hora, seu bendito PC implica em dar uma de tartaruga ao ligar. O que fazer para resolver ou, pelo menos, amenizar a lentidão?

Uma dica muito útil que pode amenizar a lentidão ao ligar o PC é verificar quais softwares (programas) estão inicializando junto com o Windows. Muitas vezes, softwares que não precisariam ser iniciados com o Windows, como aplicativos de mensagens instantâneas, leitores de PDFs e players de música, estão "programados" para serem pré-carregados junto com o Sistema Operacional. Isso gera lentidão na inicialização e estresse para o usuário. Observe que estamos falando de programas que NÃO PRECISAM ser iniciados com o Windows. Não se recomenda desativar a inicialização automática de antivírus, drivers ou outros softwares que tem a ver com a segurança ou que influenciam diretamente no bom funcionamento do PC.
Tendo tudo isso em mente, vamos começar. Ah! Lembre-se que o Windows 8 e o Windows 10 são um pouco diferentes dos outros Windows e, por isso, os passos para desativar a inicialização automática de aplicativos é diferente. Tome conhecimento da tua versão do Windows antes de continuar.

Desativando a inicialização automática de aplicativos em versões antigas do Windows (como o XP e o 7)
1. Clique no botão Iniciar;
2. Vá em Executar;
3. Na caixa que aparece digite: msconfig;
4. Na tela que aparece, clique na aba Inicialização de Programas;


5. Desmarque os softwares que você deseja que não sejam inicializados junto com o Windows. ATENÇÃO! CUIDADO ao fazer isso. Repetimos: NÃO desmarque antivírus, drivers ou outros softwares que influenciam diretamente no bom funcionamento do PC;
6. Clique em Aplicar e, em seguida, em OK. Surgirá uma caixa de diálogo perguntando se deve reiniciar o PC. Confirme para reiniciar. 

Desativando a inicialização automática de aplicativos no Windows 8 e no Windows 10
1. Pressione as teclas Ctrl+Alt+Del, todas ao mesmo tempo;
2. Na tela que surge, clique em Gerenciador de Tarefas;
3. Em Gerenciador de Tarefas, clique na aba Inicializar;


4. Selecione o aplicativo que você deseja desativar a inicialização automática e clique no botão Desabilitar. Feito isso com todos os softwares que você quer tirar da inicialização automática, basta fechar a tela.

Concluindo
Esse processo é uma ajuda para diminuir a lentidão do computador caso ele esteja demorando para entrar em operação. Obviamente, muitos fatores podem contribuir para a lentidão do PC e as dicas apresentadas aqui servem para dar uma amenizada. Talvez até melhore a velocidade do PC. No entanto, tenha em mente que, para que seu computador continue satisfatoriamente operacional, e até relativamente rápido, muito dependerá do que você instala nele e do cuidado que você toma ao acessar a Internet.

Se desejar e achar melhor, nós, da GranPrint Center, podemos analisar teu computador para te dar a melhor solução. Basta nos chamar.

A GranPrint Center agradece a tua atenção. Estamos à disposição e aguardamos teu contato.

Ergonomia

Você já passou o dia na frente de um PC e depois se sentiu só o bagaço, com suas costas totalmente moídas? Pois saiba que, muito provavelmente, isso se deve à má postura diante da sua máquina. Quer evitar isso? Conheça, então, a ergonomia.

O que é ergonomia?
O termo ergonomia é definido como “ciência aplicada que se ocupa em projetar e arrumar os objetos que as pessoas usam a fim de que essas e os objetos possam interagir do modo mais eficiente e seguro”. (Despertai! 22/12/1998, p. 18) Complicou? Em termos simples, ergonomia se refere a adaptar o local de trabalho ao homem, bem como o homem ao local de trabalho. 
Para exemplificar, a ergonomia "diz": "Não use as costas para levantar algo pesado. Em vez disso, use as pernas e mantenha as costas retas". 




Maravilha! Agora que a gente entendeu o que é essa história de ergonomia, como aplicar isso diante de um PC?

Ergonomia na Informática
Mesmo que você não esteja pegando peso quando está diante de um PC, a ergonomia ainda assim se faz importante. Na verdade, a má postura diante do computador pode levar à LER (Lesões por Esforços Repetitivos), ou DORT (Distúrbios Osteo musculares Relacionados ao Trabalho). Com certeza você quer evitar isso, né? Então, veja abaixo algumas dicas úteis que você pode seguir quando estiver diante de um PC.
Se você seguir as dicas apresentadas acima, pode ter certeza que o risco de se sentir o bagaço no final do dia, por causa de má postura, vai diminuir muito.

Valeu, pessoal! Até a próxima!
A GranPrint Center agradece tua atenção e aguarda teu contato.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

GranPrint Center - Soluções em Informática


Agora sim! O que era bom tá ficando melhor!
    
A GranPrint Center inaugura hoje, dia 23 de novembro de 2016, seu novo Blogger. 

Por aqui, você receberá diversas dicas úteis que te ajudarão a manter seu computador em dia e do jeitinho que você gosta. Sinta-se à vontade para nos enviar sugestões ou perguntas.

Fique conectado conosco!