quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Hardware - Considerações Básicas

Dê uma olhada no seu PC ou notebook. O que você vê? Talvez veja um teclado, um mouse (ou touchpad), um monitor, caixas de som... e por aí vai. Se formos parar pra pensar, o conceito de "computador" não se limita a uma tela e uma central. Na verdade, uma série de dispositivos se unem para formar um computador que, certamente, colabora e muito com o nosso trabalho, nossa diversão e facilita a nossa vida.


Pois é... A tecnologia vai se aprimorando cada vez mais e novos dispositivos surgem a cada dia que passa. No entanto, o princípio nunca muda. A pessoa que mexia com computadores há 10 anos atrás obviamente precisou se atualizar. No entanto, ela certamente percebe que o princípio ainda é o mesmo. Por conhecermos o princípio básico de funcionamento dos computadores, uma ampla porta de conhecimento se abre diante de nós. Neste artigo, faremos considerações básicas sobre o hardware de um computador. Isso nos ajudará a entender ainda mais como funciona essa máquina que revolucionou a vida das pessoas.


Hardware - O que é?
Em termos simples, o hardware é a parte física do computador. Isso inclui mouse, teclado, monitor e todos os demais dispositivos, ou periféricos, conectados ao computador. Inclui também todos os componentes que estão dentro do gabinete do computador, como HD, placas, processador, etc. 

Classificação dos Dispositivos
Para que se possa entender o papel de cada periférico e dispositivo básico do computador, costuma-se fazer a seguinte classificação:

- Periféricos de Entrada (também chamados de Dispositivos de Entrada ou Unidades de Entrada)
São aqueles componentes que permitem a inserção de informações no computador e que interagem com a central, o Processador. Entre eles encontram-se o teclado, o mouse, o scanner, a webcam, e assim por diante.


Alguns Periféricos de Entrada

- Periféricos de Saída (também conhecidos por Dispositivos de Saída ou Unidades de Saída)
São aqueles componentes que entregam resultados de alguma ação. Entre eles encontram-se a impressora, as caixas de som e o monitor.

Alguns Periféricos de Saída

- Periféricos de Entrada e Saída (podem ser chamados também de Dispositivos (ou Unidades) de Entrada e Saída ou Híbridos)
Nesta classificação, podemos incluir aqueles dispositivos que permitem tanto a inserção de informações como a obtenção de resultados. Inclua nela os gravadores de DVDs, as impressoras multifuncionais, os pendrives, o HD, entre outros.

Alguns exemplos de Periféricos de Entrada e Saída

Concluindo
Esta pequena mini-aula tem por objetivo estabelecer uma base de aprendizagem. É claro que o que foi ensinado aqui é um resumo de todo um assunto. No entanto, ainda assim, por entender esta matéria, você perceberá que, não importa o computador, tudo parte de um princípio. Isso contribuirá muito para o crescimento do teu conhecimento na área da Informática.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Resolvendo problemas de lentidão e travamento de PCs

Imagine você chegando em casa depois de um dia tenso de trabalho. Você tá ansioso para relaxar e ver as mais novas postagens dos seus amigos em suas redes sociais. Você se senta diante do PC*, aperta o botão de ligar e, como que sem explicação, seu PC dá uma de querer ir no passo da tartaruga. Desanimador, né?


Pois é... Quem tem PC sabe muito bem que não está imune às lentidões e travamentos do seu Sistema. De uma hora para outra, parece que tudo muda. O PC rápido e eficiente se torna um PC lento, motivo de estresse e alvo de xingamentos dos mais baixos tipos hehe É a vida... O que pode ser feito?

Já demos sugestões aqui no nosso site/blog de como resolver problemas de lentidão na inicialização do Windows (clique aqui para aprender). Agora, seremos mais abrangentes. Vamos aprender a resolver problemas de lentidão e/ou travamento em todo o Sistema Operacional. Pronto?

Obs.: Esta página foi construída utilizando imagens de alta qualidade e gifs animados. Por isso, talvez ela demore um pouquinho a mais do que o normal para carregar.

*Apesar de darmos atenção primária à PCs neste artigo, as dicas também se aplicam à notebooks que usam o Sistema Operacional Windows.

Dica 1 - Reparando o Disco Rígido
O Disco Rígido (mais conhecido como HD, sigla de Hard Disk) é um dispositivo de armazenamento muito utilizado nos PCs. Na verdade, é nele que, salvo exceções, seu Sistema Operacional, seus softwares, suas músicas, fotos e vídeos, além de documentos e dados diversos, encontram-se armazenados.


Dispensa-se apresentações. Basicamente, um HD é assim.

Não entrando em detalhes sobre como ocorre o funcionamento de um Disco Rígido, precisamos entender que surtos de energia, bem como fatores externos, como quedas e o ser que opera a máquina - mais conhecido como "usuário" - podem danificar esse dispositivo essencial. Por que fazemos essa afirmação com relação ao usuário?

Não sabemos se você já fez isso mas muita gente já: pressionar o botão do gabinete até o PC desligar. Rápido e prático para o usuário; cruel e fatal para o PC e o Disco Rígido. Uma vez ou outra, adotar esse procedimento não estraga o PC.  No entanto, se for feito com freqüência, a longo prazo, esse simples ato de desligar o PC pressionando o botão do gabinete até tudo apagar pode corromper o Disco Rígido. Isso gera arquivos danificados e muita lentidão e travamento. Como corrigir isso?

Uma maneira bastante eficiente é utilizar um comando que detecta e repara erros no Disco Rígido. Ele é conhecido como CHKDSK (Check Disk). No Prompt de Comando, é possível conhecer as variadas ferramentas desse recurso.

Prompt de Comando e CHKDSK
CHKDSK e suas várias ferramentas de diagnóstico e reparo

Para que possamos utilizar o CHKDKS, é necessário executar o Prompt de Comando no modo administrador. Para isso, faça o seguinte (de acordo com a versão do Windows):

Windows Vista e 7
>Clique no ícone do Menu Iniciar ou pressione a tecla Win
>>Na caixa de busca, digite cmd
>>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"

Windows 8
>Pressione as teclas Win + C para abrir a Barra Charms 
>>Escolha "Pesquisar"
>>>Na caixa de busca, digite cmd
>>>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"

Tecla Win
Tecla Win - Tecla com o logotipo do Windows

Windows 10
>Na caixa "Digite aqui para pesquisar" (é a mesma caixa da Cortana, aquela que aparece ao lado do ícone do Menu Iniciar), digite cmd
>>Assim que aparecer o ícone do Prompt de Comando, clique com o botão direito nele e, daí, clique em "Executar como administrador"
>>>Surgirá uma janela perguntando se você 'deseja que o aplicativo faça alterações em seu dispositivo'. Clique em "Sim"

Executando o Prompt de Comando em modo administrador no Windows 10 

Obs.: No Windows XP, você precisará ter uma conta de administrador para poder executar o Prompt de Comando nesse modo.

Conseguiu executar o Prompt de Comando como administrador? Se sim, excelente! Se não, poste aí nos comentários ou entre em nosso chat para que possamos ajudá-lo.

O segundo passo é iniciarmos o trabalho do CHKDSK para reparar o Disco Rígido. Para isso, precisamos saber qual é o comando que devemos digitar. Lendo as opções que temos no CHKDSK, vemos que os comandos /r e /f são os adequados para fazermos a reparação. Note:


Sendo assim, faremos o seguinte:
>Na janela do Prompt de Comando, digite: chkdsk /r /f
>>Pressione Enter

Logo em seguida, surgirá a seguinte mensagem ilustrada abaixo:

A aplicação vale mesmo se o sistema de arquivos não for NTFS (talvez seja FAT ou FAT32)

Essa tela está informando que não é possível verificar o HD no momento pois ele está em uso. Assim, está sendo perguntado se você deseja realizar a verificação do Disco Rígido na reinicialização do sistema. Pressione a tecla S e, depois, Enter. A seguir, surgirá esta mensagem:


Agora, é só reinicializar o seu PC que o CHKDSK realizará a verificação e a reparação do seu Disco Rígido. É provável que a operação demore algum tempo para ocorrer. Não se apavore. Espere pacientemente.

Terminado o trabalho do CHKDSK, o computador será automaticamente reiniciado. Agora é com você. Veja se a lentidão e o travamento diminuíram ou pararam por completo. Se você estiver feliz com o resultado, o trabalho está concluído. No entanto, temos ainda uma segunda dica para melhorar ainda mais a eficiência do teu PC.

Dica 2 - Reparando o Windows
Com o tempo, o Windows pode começar a dar umas maluquices. Isso pode ocorrer por diversos motivos. Assim, para fazer com que o Sistema Operacional volte a ter eficiência, usaremos o Verificador de Arquivos do Sistema. Essa ferramenta procura por arquivos corrompidos do sistema e faz a reparação deles. Se algum arquivo do sistema estiver ausente, a ferramenta a repõe. Dessa forma, teu Windows, antes bugado e lento, se torna agora um Sistema Operacional mais "usável". Vamos, então, aprender a ativar essa ferramenta. Faça o seguinte:

>No Prompt de Comando em modo administrador, digite sfc /scannow
>>Tecle Enter

Agora, aguarde a ferramenta realizar a análise e a eventual correção.

Concluindo
As soluções apresentadas acima visam ajudar o usuário final a corrigir problemas de lentidão e travamento do Sistema Operacional. Obviamente, muito dependerá do usuário final o prolongamento da eficiência do PC. Se o usuário for descuidado e tem o costume de entrar em sites perigosos, instalar softwares piratas e tratar seu PC como saco de pancadas, ele não deve esperar que o PC mantenha sua eficiência por muito tempo. 

Esperamos que este artigo seja de ajuda para você. Se você tiver outras sugestões e dicas, por favor, compartilhe conosco! A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!