quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Hardware - Considerações Básicas

Dê uma olhada no seu PC ou notebook. O que você vê? Talvez veja um teclado, um mouse (ou touchpad), um monitor, caixas de som... e por aí vai. Se formos parar pra pensar, o conceito de "computador" não se limita a uma tela e uma central. Na verdade, uma série de dispositivos se unem para formar um computador que, certamente, colabora e muito com o nosso trabalho, nossa diversão e facilita a nossa vida.


Pois é... A tecnologia vai se aprimorando cada vez mais e novos dispositivos surgem a cada dia que passa. No entanto, o princípio nunca muda. A pessoa que mexia com computadores há 10 anos atrás obviamente precisou se atualizar. No entanto, ela certamente percebe que o princípio ainda é o mesmo. Por conhecermos o princípio básico de funcionamento dos computadores, uma ampla porta de conhecimento se abre diante de nós. Neste artigo, faremos considerações básicas sobre o hardware de um computador. Isso nos ajudará a entender ainda mais como funciona essa máquina que revolucionou a vida das pessoas.


Hardware - O que é?
Em termos simples, o hardware é a parte física do computador. Isso inclui mouse, teclado, monitor e todos os demais dispositivos, ou periféricos, conectados ao computador. Inclui também todos os componentes que estão dentro do gabinete do computador, como HD, placas, processador, etc. 

Classificação dos Dispositivos
Para que se possa entender o papel de cada periférico e dispositivo básico do computador, costuma-se fazer a seguinte classificação:

- Periféricos de Entrada (também chamados de Dispositivos de Entrada ou Unidades de Entrada)
São aqueles componentes que permitem a inserção de informações no computador e que interagem com a central, o Processador. Entre eles encontram-se o teclado, o mouse, o scanner, a webcam, e assim por diante.


Alguns Periféricos de Entrada

- Periféricos de Saída (também conhecidos por Dispositivos de Saída ou Unidades de Saída)
São aqueles componentes que entregam resultados de alguma ação. Entre eles encontram-se a impressora, as caixas de som e o monitor.

Alguns Periféricos de Saída

- Periféricos de Entrada e Saída (podem ser chamados também de Dispositivos (ou Unidades) de Entrada e Saída ou Híbridos)
Nesta classificação, podemos incluir aqueles dispositivos que permitem tanto a inserção de informações como a obtenção de resultados. Inclua nela os gravadores de DVDs, as impressoras multifuncionais, os pendrives, o HD, entre outros.

Alguns exemplos de Periféricos de Entrada e Saída

Concluindo
Esta pequena mini-aula tem por objetivo estabelecer uma base de aprendizagem. É claro que o que foi ensinado aqui é um resumo de todo um assunto. No entanto, ainda assim, por entender esta matéria, você perceberá que, não importa o computador, tudo parte de um princípio. Isso contribuirá muito para o crescimento do teu conhecimento na área da Informática.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GranPrint Center ficaria muito feliz de ver suas sugestões e comentários postados aqui. Fique à vontade! Só pedimos que evite usar palavrões ou fazer comentários maldosos, racistas, imorais ou antiéticos. Valeu!