segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Conceito de Qualidade

O que tem mais qualidade? Um Fusca ou uma Ferrari? Um celular da Samsung ou um da Apple? Uma multifuncional da Sharp ou uma da Kyocera? Para responder essas perguntas, é necessário ter o conceito correto com respeito a qualidade.


Antes de prosseguirmos, o que o conceito de qualidade tem a ver com impressão e computadores? Tem TUDO a ver! Pois, se você não entender o conceito correto desse assunto, poderá excluir da tua lista uma ampla gama de coisas que são ótimas! Só para exemplificar:

Imagine que você tenha uma impressora multifuncional de uma marca X. Você leva essa máquina para fazer as manutenções periódicas em uma autorizada. Lá na autorizada, um dos técnicos começa meio que desvalorizar sua máquina e a supervalorizar uma da marca Y. Ele começa a fazer um discurso, dizendo que a máquina da marca Y oferece excelente fidelidade de cor, enquanto a da marca X é uma das últimas opções nesse sentido. Além disso, o técnico diz coisas sobre tua máquina que parecem torná-la uma das piores opções possíveis! Você sai da autorizada com a ideia de que sua máquina da marca X é uma porcaria.

Esse exemplo, baseado em fatos reais, nos ensina uma coisa: é muito fácil descartar um item de excelente qualidade só porque um profissional ACHA que ele é ruim. Isso acontece com muita frequência. Quem é profissional honesto de determinada área sempre vai querer o melhor. No entanto, para estabelecer qual é o melhor no momento, é necessário entender qual oferece a solução mais acertada para o momento. Ou seja:

Melhor para o momento = Solução mais acertada para o momento

Começamos, então, a entender o conceito de qualidade. Mas, o que é qualidade?

Definição de qualidade
Em termos simples, qualidade é o "atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém" ou ainda "característica particular de um objeto ou de um indivíduo (bom ou mau)" - (Site Dicio). Ou seja, dizemos que um item é de qualidade quando ele apresenta características boas e que o tornam uma ótima opção para aquilo que temos em mente. No entanto, tem mais!

Conceito de qualidade
O conceito de qualidade vem de se entender o objetivo para o qual determinado item foi feito e se ele cumpre esse objetivo. Partindo desse conceito, e pensando no exemplo da Ferrari e do Fusca, qual tem mais qualidade? Depende. Se formos falar pensando no quesito "andar na lama", o Fusquinha ganha de lavada. Agora, se formos falar pensando no quesito "correr em Interlagos", a Ferrari é a nossa opção primária, talvez a única opção nesse caso. Qual é a ideia, então?

A ideia é que não devemos excluir um item só porque achamos ele mais barato ou de característica inferior a um outro. Para saber se tal item é de qualidade ou não, precisamos saber para qual objetivo ele foi feito. Assim, se uma impressora oferece menos fidelidade de cor do que outra, por exemplo, isso não significa que ela seja de menos qualidade, ou até ruim. Provavelmente essa impressora foi feita principalmente para pessoas ou empresas que não precisam de tanta fidelidade de cor, mas sim de algo que aguente uma grande carga de trabalho, cumprindo ela esse objetivo muito bem. É uma ótima opção para o objetivo pelo qual ela foi feita. 

Uma palavra final
Tendo o conceito correto sobre qualidade, conseguiremos analisar com muito mais clareza uma infinidade de itens que temos à disposição. O bom profissional não é aquele que só oferece o mais caro e o mais top da tecnologia, mas sim aquele que tem o melhor item para a circunstância do momento, mesmo que esse item seja bem mais em conta que o top de linha. Também, por termos o conceito correto de qualidade, conseguimos realizar nosso trabalho com bem menos desperdício. Assim, ao imprimir um boleto, por exemplo, não estaremos preocupados se o logotipo da empresa emissora ficou com as cores fiéis, mas sim se o código de barras e as informações impressas estão legíveis.

Conclusão
O objetivo deste artigo foi mostrar, BASICAMENTE, o conceito de qualidade. Procuramos compor um artigo simples e, ao mesmo tempo, exato. Se você perceber que alguma informação está incorreta, por favor, nos informe para que possamos consertar!


A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!