quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Editor de Política de Grupo Local (GPEDIT.MSC) - Ativando no Windows 10

 Este tutorial é para te ajudar a ativar o famoso gpedit.msc no Windows 10 caso ele não esteja abrindo

Tela do Editor de Política de Grupo Local, ou gpedit.msc

Observe isto: A dica a seguir deve ser usada APENAS para o caso de o Editor de Política de Grupo Local (gpedit) não estar presente no Windows 10.

Editor de Política de Grupo Local
Em síntese, esse recurso, mais conhecido como gpedit (do inglês Group Policy Editor), serve para você poder ter mais controle do Sistema Operacional Windows instalado em tua máquina. Tecnicamente, é uma ferramenta administrativa de nível avançado, sendo de interesse para aqueles que trabalham com aspectos da informática avançada, como com redes de computadores, por exemplo. Assim, esse recurso não vem, em teoria, ativado em versões mais básicas do Windows, como a Home. No entanto, mesmo usuários domésticos podem tirar bastante proveito dessa ferramenta.

Só para entendermos a utilidade dessa ferramenta, imagine que você tenha um único computador com Windows em tua casa. Daí, pra impedir que aquela criança que sempre está por aí fique instalando joguinho no teu computador, você usa o gpedit para definir que apenas a conta de administrador pode realizar a instalação de novos aplicativos. Bingo! Chega de joguinho! hehe

Brincadeiras à parte, a ideia do gpedit é mais ou menos esta: por meio de configurações, você pode ativar ou desativar aspectos do sistema e impedir ou permitir que os usuários desse sistema realizem ações. Legal, né?

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Ativando/Instalando o gpedit
Visto que o gpedit é um recurso avançado do Windows, é de se esperar que aqueles que mexerão nele já tenham um conhecimento legal do famoso Sistema Operacional. Assim, não delinearemos cada passo que deve ser tomado para realizar a ativação/instalação, ok? Vamos lá, então:

1. No Bloco de Notas, insira o seguinte código:

@echo off
pushd "%~dp0"
dir /b C:\Windows\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientExtensions-Package~3*.mum >List.txt
dir /b C:\Windows\servicing\Packages\Microsoft-Windows-GroupPolicy-ClientTools-Package~3*.mum >>List.txt

for /f %%i in ('findstr /i . List.txt 2^>nul') do dism /online /norestart /add-package:"C:\Windows\servicing\Packages\%%i"
pause

2. Salve o arquivo no formato .bat
2.1. Se desejar, você pode baixar o arquivo já pronto clicando aqui

3. Execute como administrador ao arquivo gerado. Se pedir para confirmar a permissão de alterações por parte do arquivo (que na verdade é um aplicativo que você criou), faça isso.

4. A tela do Prompt de Comando abrirá. Espere a execução das alterações. Quando terminar, reinicie o computador. Feito isso, está tudo pronto. A ideia é que agora seja possível abrir o gpedit.msc.

Conclusão
Esperamos que este tutorial seja de ajuda para você que quer ativar o Editor de Política de Grupo Local, o famoso gpedit.msc, no teu Windows. Se você tiver alguma sugestão adicional sobre o assunto, fique à vontade para nos contatar na área de comentários. Ah! Se não funcionar, nos avise também, ok? Queremos sempre melhorar.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Recuperação do UpperFilters - Teclado e Mouse

 Este tutorial é para te ajudar a recuperar/recriar o UpperFilters pertencente às entradas de registro do teclado e do mouse

Observe isto: O que será apresentado a seguir é para o caso das entradas de registro do mouse ou do teclado não terem o UpperFilters, ok? 
Teclado
1. Abra o Editor do Registro (Não sabe como fazer? Clique aqui para aprender).

2. Depois de abrir o Editor do Registro, siga o seguinte caminho por clicar nas chaves e subchaves que aparecem à esquerda da tela:
HKEY_LOCAL_MACHINE
>System
>>CurrentControlSet
>>>Control
>>>>Class


Observe que na subchave Class surgem mais subchaves. Algumas delas se referem aos dispositivos instalados no computador, como mouse e impressora. Para o teclado, procure a seguinte subchave:
{4D36E96B-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

Uma forma mais simples de você encontrar o subdiretório referente ao teclado é por copiar o "código" acima, ir à tela do Editor do Registro, clicar em Editar e, daí, em Localizar e, na caixa que surge, colá-lo. Depois disso, clique no botão Localizar Próxima

Aparecerá o seguinte no Editor do Registro:


Observe que, na entrada de registro Class, aparece Keyboard ("teclado", em inglês). Isso garante que estamos na subchave certa.

3. Agora, criaremos o UpperFilters para o teclado. Clique com o botão direito do mouse na área relacionada às propriedades da subchave. No menu que surge, vá em Novo e clique em Valor de Cadeia de Caracteres Múltipla.


4. Observe que a nova propriedade que surge é chamada de Novo Valor #1. Chame-a de UpperFilters(A imagem abaixo é apenas ilustrativa. Por isso, no caso dela já aparece o UpperFilters. Esse procedimento de criação do UpperFilters deve ocorrer APENAS se ele não estiver presente, ok?)


5. Clique 2 vezes no novo UpperFilters. Na janela que surge, digite na caixa editável kbdclass. Pressione OK e reinicie o sistema.


Ficou com dúvidas? Observe como fazer no vídeo abaixo:

Mouse
1. Abra o Editor do Registro.
2. Depois de abrir o Editor do Registro, siga o seguinte caminho por clicar nas chaves e subchaves que aparecem à esquerda da tela:
HKEY_LOCAL_MACHINE
>System
>>CurrentControlSet
>>>Control
>>>>Class


Na subchave Class procure a seguinte subchave para o mouse:
{4d36e96f-e325-11ce-bfc1-08002be10318}
 
3. Agora, criaremos o UpperFilters para o mouse. Clique com o botão direito do mouse na área relacionada às propriedades da subchave. No menu que surge, vá em Novo e clique em Valor de Cadeia de Caracteres Múltipla.


4. Observe que a nova propriedade que surge é chamada de Novo Valor #1. Chame-a de UpperFilters(A imagem abaixo é apenas ilustrativa. Por isso, no caso dela já aparece o UpperFilters. Esse procedimento de criação do UpperFilters deve ocorrer APENAS se ele não estiver presente, ok?)


5. Clique 2 vezes no novo UpperFilters. Na janela que surge, digite na caixa editável mouclass. Pressione OK e reinicie o sistema.


Conclusão
Esperamos que este tutorial seja de ajuda para aqueles que querem resolver o problema acima abordado. Se você tiver alguma sugestão adicional sobre o assunto, fique à vontade para nos contatar na área de comentários.

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!