segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Cartuchos e Toners Compatíveis - Pode ou não pode?

Quem tem impressora, seja ela "a jato de tinta" ou "a laser", sabe que seus preciosos insumos (cartuchos ou toners) são meio caros. Dependendo da frequência de uso, a reposição desses insumos pode ser altamente custosa, isso levando em conta que eles são do tipo OEM ("Original Equipment Manufacturer" - Traduzindo: "Fabricante Original de Equipamento"), ou seja, originais. Na busca de encontrar uma solução mais em conta e de qualidade, muitos se deparam com cartuchos e toners compatíveis.

Comparativo entre insumo original e compatível

Falar de insumos compatíveis pode constituir uma polêmica. Por quê? Existem aqueles que dizem que os insumos compatíveis não estragam a impressora e que oferecem uma qualidade semelhante ao prometido pelo original. Já outros afirmam que cartuchos e toners compatíveis são uma bomba; não devem ser usados pois acabam com a garantia da impressora e oferecem o alto risco de danificar o equipamento.

Antes de tudo, queremos esclarecer o seguinte: o que será dito a seguir é uma opinião dada pela GranPrint Center, opinião esta baseada em estudo e pesquisa. Cabe à pessoa decidir se deve ou não utilizar insumos compatíveis em seu equipamento. Não nos responsabilize de nada, hein? hehe

Cartuchos e Toners Compatíveis - O que são?
Resposta rápida: são produtos novos, feitos por empresas diferentes à empresa fabricante da impressora. São o que podemos chamar de itens genéricos. Não são itens remanufaturados ou reutilizados. São produtos inteiramente novos, nunca usados.

Apenas para informar, a GranPrint Center NÃO recomenda o uso de insumos remanufaturados. Todo insumo tem um período de vida útil. Quando você reutiliza um insumo que já foi inteiramente usado, você está utilizando algo que já passou da capacidade de oferecer total garantia de qualidade. Além disso, como o produto já passou da sua vida útil, você corre um risco muito grande de danificar a impressora com ele, por conta de vazamentos.

E a garantia? Como fica?
Se você ainda tem uma máquina que está dentro da garantia e tá perdendo os cabelos devido ao alto custo dos insumos, fique feliz: a impressora não perderá a garantia se você usar um insumo compatível. E isso é garantido por lei! O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor diz:


"O fornecedor não pode condicionar a venda de um produto à compra de outro produto, ou seja, para levar um produto, você não pode ser obrigado a comprar outro, por exemplo, para levar o pão, você tem que comprar um litro de leite. Isto se chama Venda Casada, e é proibido por lei. É crime: Lei n 8.137/90, art. 5, II."

Assim, você pode tranquilamente usar um insumo compatível na sua máquina ainda em garantia. No entanto, lembre-se que, se você fizer o uso de um produto de má qualidade, e ele causar danos à sua máquina, obviamente você perderá a garantia.

Nossa Opinião
Vale à pena o uso de cartuchos e toners compatíveis? Com certeza! Testamos por quase seis meses o uso de toners compatíveis de uma determinada fabricante - a INTEGRAL - e percebemos que em nada a impressora foi afetada. Também, a qualidade dos impressos não mudou. As cores continuaram vivas e os impressos sem falhas. Mais dados sobre o teste:

Impressora: Kyocera Ecosys M5521 cdn
Toners compatíveis utilizados: CMYK, modelo TK5232, da INTEGRAL
Período de testes: Pouco menos de seis meses (28/08/2018 - 15/02/2019)
Resultado: A qualidade da impressão não mudou. O rendimento é o mesmo de um toner original. A multifuncional não apresentou problemas nem comportamento anormal. A única coisa que foi percebida é que o fechamento da tampa lateral da máquina, que pertence ao compartimento onde se encaixa os toners, sofreu uma certa resistência. É como se o toner que fica mais perto do botão que pressionamos para abrir o compartimento (toner Yellow) fosse um pouco maior que o toner original. Mas nada disso incomoda ou afeta o bom funcionamento da multifuncional.
Status: Aprovado

Conclusão
Assim sendo, a GranPrint Center opina que o uso de insumos compatíveis é totalmente seguro, desde que sejam de procedência confiável e de ótima qualidade. Se você, caro leitor, tem uma opinião diferente, sinta-se à vontade para se expressar nos comentários. Diga-nos o porquê da sua opinião. Estamos dispostos a te ouvir!

A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!