quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Lentidão na Inicialização do Windows

Computador lento - quem é que gosta? Devem haver poucas coisas tão estressantes quanto um computador lerdo, que chega a travar. Você tá precisando fazer URGENTEMENTE um trabalho e, beleza, o computador demora iniciar. Você quer relaxar e assistir um filminho mas, bem nessa hora, seu bendito PC implica em dar uma de tartaruga ao ligar. O que fazer para resolver ou, pelo menos, amenizar a lentidão?

Uma dica muito útil que pode amenizar a lentidão ao ligar o PC é verificar quais softwares (programas) estão inicializando junto com o Windows. Muitas vezes, softwares que não precisariam ser iniciados com o Windows, como aplicativos de mensagens instantâneas, leitores de PDFs e players de música, estão "programados" para serem pré-carregados junto com o Sistema Operacional. Isso gera lentidão na inicialização e estresse para o usuário. Observe que estamos falando de programas que NÃO PRECISAM ser iniciados com o Windows. Não se recomenda desativar a inicialização automática de antivírus, drivers ou outros softwares que tem a ver com a segurança ou que influenciam diretamente no bom funcionamento do PC.
Tendo tudo isso em mente, vamos começar. Ah! Lembre-se que o Windows 8 e o Windows 10 são um pouco diferentes dos outros Windows e, por isso, os passos para desativar a inicialização automática de aplicativos é diferente. Tome conhecimento da tua versão do Windows antes de continuar.

Desativando a inicialização automática de aplicativos em versões antigas do Windows (como o XP e o 7)
1. Clique no botão Iniciar;
2. Vá em Executar;
3. Na caixa que aparece digite: msconfig;
4. Na tela que aparece, clique na aba Inicialização de Programas;


5. Desmarque os softwares que você deseja que não sejam inicializados junto com o Windows. ATENÇÃO! CUIDADO ao fazer isso. Repetimos: NÃO desmarque antivírus, drivers ou outros softwares que influenciam diretamente no bom funcionamento do PC;
6. Clique em Aplicar e, em seguida, em OK. Surgirá uma caixa de diálogo perguntando se deve reiniciar o PC. Confirme para reiniciar. 

Desativando a inicialização automática de aplicativos no Windows 8 e no Windows 10
1. Pressione as teclas Ctrl+Alt+Del, todas ao mesmo tempo;
2. Na tela que surge, clique em Gerenciador de Tarefas;
3. Em Gerenciador de Tarefas, clique na aba Inicializar;


4. Selecione o aplicativo que você deseja desativar a inicialização automática e clique no botão Desabilitar. Feito isso com todos os softwares que você quer tirar da inicialização automática, basta fechar a tela.

Concluindo
Esse processo é uma ajuda para diminuir a lentidão do computador caso ele esteja demorando para entrar em operação. Obviamente, muitos fatores podem contribuir para a lentidão do PC e as dicas apresentadas aqui servem para dar uma amenizada. Talvez até melhore a velocidade do PC. No entanto, tenha em mente que, para que seu computador continue satisfatoriamente operacional, e até relativamente rápido, muito dependerá do que você instala nele e do cuidado que você toma ao acessar a Internet.

Se desejar e achar melhor, nós, da GranPrint Center, podemos analisar teu computador para te dar a melhor solução. Basta nos chamar.

A GranPrint Center agradece a tua atenção. Estamos à disposição e aguardamos teu contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GranPrint Center ficaria muito feliz de ver suas sugestões e comentários postados aqui. Fique à vontade! Só pedimos que evite usar palavrões ou fazer comentários maldosos, racistas, imorais ou antiéticos. Valeu!