sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sistema Operacional

Ele está tão presente na tua vida digital que você nem percebe. É no celular, no computador, no tablet, na câmera fotográfica, na TV... É tão comum de ser usado que passa despercebido. Sabe do que estamos falando? Do Sistema Operacional. No meio digital, é muito comum ouvir esse termo. Por isso, para que você fique por dentro, nos acompanhe ao passo que descobrimos o que é um Sistema Operacional.


Sistema Operacional - O que é?
Em termos simples, um Sistema Operacional é um software (programa) que age como intermediário (por meio dos drivers) entre a parte lógica (softwares, aplicativos) e a parte física (hardware - periféricos, placas, dispositivos, etc). De certa forma, ele é o "bixão" dos softwares. Além disso, ele gerencia o funcionamento de todo o PC, analisando os recursos disponíveis e verificando quais processos devem ser executados. Para nós, usuários, ele cria uma interface de utilização.

Para simplificar, veja um exemplo: digamos que você espete um pendrive na entrada USB do seu PC. O Sistema Operacional, com seus recursos, interpreta para a parte lógica aquele pendrive (hardware) e executa processos para que possa efetuar a leitura dele. Feito isso, o Sistema Operacional abre, para o usuário final, a tela de utilização, utilizando um outro software, ou aplicação, próprio para isso. Claro que, tecnicamente, o processo é mais complexo, mas esse exemplo serve para nos mostrar a importância desse software tão presente na nossa vida digital.

Eles estão por toda parte!
No mundo moderno, o que não falta é Sistema Operacional. Você já deve ter ouvido falar de Android, iOS, Windows, MS-DOS, Mac OS, Linux, Unix, Bada... Todos esses são Sistemas Operacionais. Na verdade, esses são apenas alguns dos muitos Sistemas Operacionais que existem ou já existiram. E eles estão por toda parte: no celular, na câmera fotográfica, na televisão e, pasmem, até na geladeira! A tendência é essa mesmo. Quanto mais modernas as coisas vão ficando, mais interação com o usuário final elas terão.


Qual é o melhor?
Essa pergunta causa polêmica. Tem gente que ama o Android e odeia o iOS. Tem gente que xinga o Windows de nomes "engraçadinhos" e é cheio de amores pelo Linux. Por isso, dizer qual Sistema Operacional é o melhor é meio complicado. Talvez, para que possamos definir qual é o melhor entre eles, devemos pensar para o que iremos usar o dispositivo (PC, celular, tablet, etc). Daí, verificamos qual Sistema Operacional oferece mais soluções para nossas necessidades e, consequentemente, escolhemos esse Sistema. 

Concluindo
Agora que você já sabe o que é um Sistema Operacional e da importância dele, procure sempre mantê-lo em ordem, livre de vírus e o menos sobrecarregado possível.

É isso aí, pessoal. A GranPrint Center agradece a tua atenção. Aguardamos teu contato!


Geladeira com Sistema Operacional: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GranPrint Center ficaria muito feliz de ver suas sugestões e comentários postados aqui. Fique à vontade! Só pedimos que evite usar palavrões ou fazer comentários maldosos, racistas, imorais ou antiéticos. Valeu!