domingo, 26 de fevereiro de 2017

Drivers de Dispositivos

Imagine a situação: Em um certo dia, você liga seu PC, todo feliz da vida, e, na hora que você vai usar o teclado, ele não funciona. Daí, você pensa: "Puxa, mas ontem mesmo ele tava funcionando... O que será que aconteceu?" Já aconteceu algo assim com você?
Não se desespere. Antes de concluir que seu teclado bateu as botas, será sábio descobrir se o seu Sistema Operacional está se comunicando com ele. Para que isso ocorra, é necessário que esteja corretamente instalado o driver do teclado.


O que são drivers?
Os drivers são softwares que agem como "intérprete" entre a parte física e a parte lógica de um computador. Ou seja, para que haja comunicação entre o Sistema Operacional (bem como com os softwares instalados nele) e o hardware (parte física), é necessária a instalação de drivers. Só daí percebemos que eles são essenciais para o bom funcionamento dos nossos computadores.

Exemplificando: Digamos que você queira realizar a impressão de um documento. Você clica no botão "Imprimir" e, nesse momento, o Sistema Operacional "informa" ao driver qual é o documento que deve ser impresso e os seus parâmetros. O driver manda a informação interpretada para a impressora que, por fim, imprime o documento. Claro que tudo é muito mais complexo que isso. No entanto, esse exemplo superficial serve pra nos ajudar a entender o papel do driver: será ele quem permitirá que todos os dispositivos de um computador (teclado, mouse, impressora, etc) se comuniquem com o Sistema Operacional e funcionem bem.


O que fazer se um dispositivo não funciona?
A primeira coisa que você deve analisar é se o driver desse dispositivo está instalado. Para isso, o melhor lugar, no caso do Windows, é o Gerenciador de Dispositivos. Lembra dele?


Apresentamos (ou reapresentamos) a tela do Gerenciador de Dispositivos

Para acessar o Gerenciador de Dispositivos, faça o seguinte:

Em Windows antigos (como o XP, Vista e 7)
1.
Clique em Iniciar,

2. Vá em Painel de Controle,
3. Clique em Hardware e Sons (ou apenas Hardware),
4. Escolha Gerenciador de Dispositivos.

No Windows 10
1.
Clique em Iniciar,
2. Vá em Configurações,
3. Clique em Dispositivos,
4. Desça a tela. Você verá a opção "Gerenciador de Dispositivos". Clique nela.


Existem outras maneiras que você pode usar para abrir o Gerenciador de Dispositivos. Fique à vontade para usar a que você acha mais fácil e rápida.

Na tela do Gerenciador de Dispositivos, você poderá observar todos os hardwares instalados no computador e seus respectivos drivers.  Observe que, na imagem acima, não há nenhuma indicação de que algum driver está desinstalado ou que algum dispositivo apresenta problemas. No entanto, se houvesse algum problema, nessa tela haveria indicações. No caso de falta de drivers, será observado algo parecido com a imagem abaixo:


Na imagem acima, observe que existem diversos dispositivos sem drivers, sendo esses indicados por um ícone de interrogação e exclamação. Obviamente, esses dispositivos não podem ser usados pelo Sistema Operacional.
____________________________________________
____________________________________________

Apenas para aprendizagem:
Se o seu dispositivo estiver indicado apenas por um ponto de exclamação, isso significa que ele apresenta um problema. Se for um X vermelho, isso indica que o dispositivo não está instalado corretamente ou foi desativado.

____________________________________________

____________________________________________

Uma vez constatado que o problema é falta de driver, para que o dispositivo funcione, você, obviamente, precisa instalar o driver correspondente. Você pode fazer isso por:

1. Clicar duas vezes no ícone do dispositivo. Isso fará com que se abra a tela de propriedades dele. Escolha a aba "Driver" e clique em "Atualizar Driver". Escolha se você quer que o sistema procure o driver na internet e o instale automaticamente ou se você mesmo vai indicar o local em que ele se encontra e, daí, instalar.

2. Ir no site do fabricante do seu computador e, na área de suporte, baixar os drivers faltantes. Talvez seja um método mais fácil e rápido pois os drivers que pertencem ao seu PC são claramente especificados.

3. Se o PC for acompanhado por algum CD, os drivers podem ser instalados à partir dele. Basta você seguir os procedimentos da opção 1, definir que será você mesmo quem indicará o local do driver e, no botão Procurar, que se encontra ao lado da caixa de texto que corresponde a "Procurar software de driver neste local:", selecionar o drive de CD.

Existem ainda softwares específicos que podem te ajudar a achar os drivers corretos do teu PC. Se quiser fazer o uso de um deles, fique à vontade. No entanto, tome cuidado ao instalar esses softwares. Alguns deles costumam vir com algumas surpresas, como outros softwares e aplicativos, muitas vezes desnecessários. Na hora da instalação, preste atenção no que se apresenta em cada tela antes avançar.

Concluindo
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema de falta de drivers no teu PC. Na próxima vez que um dispositivo parar de funcionar, antes de pensar em quebrar tudo, veja se o driver dele está instalado.

No entanto, existem alguns erros que vão além de drivers. Esses erros podem ser descobertos por abrirmos as propriedades do dispositivo, conforme já aprendemos e, na aba Geral, vermos o Status do dispositivo.


Ufa! Que bom! Tá tudo bem com meu tecladinho! hehe

No caso da imagem acima, tudo anda bem com o dispositivo. No entanto, se houvesse algum problema, na caixa abaixo de Status do dispositivo haveria a descrição do problema e um código correspondente. Veja abaixo um exemplo:


Ih! Lascou!

No caso acima, o problema apresentado é que o "dispositivo não pode ser iniciado". O código desse erro é 10. Neste caso, o que deve ser feito é uma reinstalação do driver e, se não der certo, procurar na internet outras soluções. Muitas vezes, essas soluções devem ser aplicadas por usuários avançados, pois elas podem envolver a realização de alterações do registro do Windows.

Esperamos que este artigo te ajude a solucionar problemas relacionados a drivers. Obviamente, o objetivo do artigo é servir de guia para solução de problemas simples. Para problemas mais complexos, recomendamos a ajuda de um profissional ou a realização de pesquisas específicas. Ah! Falando em problemas complexos e em código 10, segue o link para um tutorial que pode ser de ajuda caso esse problema apareça no status do teu teclado:

http://granprint.blogspot.com/2017/02/teclado-e-o-codigo-10-o-que-fazer.html

Se você tiver mais dicas de como resolver problemas com drivers, não deixe de comentar. Ficaremos muito felizes com a tua contribuição.
A GranPrint Center agradece tua atenção. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A GranPrint Center ficaria muito feliz de ver suas sugestões e comentários postados aqui. Fique à vontade! Só pedimos que evite usar palavrões ou fazer comentários maldosos, racistas, imorais ou antiéticos. Valeu!